Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que ama tudo que faço, amo muito minha familia e adoro ser participativa das açoes ambientais e com o proximo.

Ações Voluntárias


Reportagem: Cristiane Demarchi
Imagens :Marilia Barreiros





 Hoje foi o primeiro dia do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação e representando as Oficinas de Educomunicação do Projeto Água de beber, nós - Marilia dos Santos Barreiros e Cristiane Demarchi - vamos contar nossa experiência nesse evento, que tem o objetivo de refletir sobre os desafios que o meio ambiente e sua preservação apresentam para a mídia , para o ensino e para as práticas de organizações sociais .Tivemos a oportunidade de entrevistar Veet Vivarta - Secretário Executivo da Agência de Notícias do Direito da Infância (ANDI). Perguntamos sobre a diferença entre mudanças climáticas e aquecimento global pelo fato de ser pouco divulgada na mídia, segundo a pesquisa da ANDI, 70% dos veículos de comunicação focam em aquecimento global, tendo como tema principal o efeito estufa. “Qualquer que seja o rótulo usado, é importante entender melhor este tema. Aquecimento global é o nome que se dá a fenômenos que estão elevando a temperatura média da terra em relação aos valores que tínhamos até 150 anos atrás, os cientistas dizem que em função da atividade humana aumentou muito a população do planeta e a produção de bens de consumo sofisticados, causando impacto negativo na temperatura da terra, o que não contribui com a qualidade de vida do ser humano e a sobrevivência de uma série de outras espécies. Mudanças climáticas é um tema que envolve diversas discussões , abrange uma série de outras questões: Quais as razões disso e quais os impactos e elementos que estão contribuindo para as mudanças?”.


            Reportagem: Cristiane Demarchi
            Imagens :Marilia Barreiros


Hoje é o segundo dia do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, no SESC da Vila Mariana. Fizemos a cobertura da palestra ministrada pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação - NCE/USP. Ele comentou que a educomunicação aproxima o campo de Educação Ambiental à perspectiva de uma comunicação popular, educativa, administrativa e democrática, e que o principio da Educomunicação Socioambiental é, acima de tudo, o compromisso de cada um.

A palestra do Sr. Francisco Costa , pesquisador do DEA-SAIC -MMA, abordou os objetivos da educomunicação para as politicas de meio ambiente que, segundo ele, é estimular e difundir a comunicação popular pertencente no campo da educação ambiental brasileira com o fim de fortalecer a ação educadora chamada para a sustentabilidade.

Um dos temas falados por André Trigueiro, jornalista e editor - chefe da Globo News e comentarista da rádio CBN, foi a importância do consumo consciente.” Faça bom uso , mas faça com discernimento”, disse o jornalista.

____________________________________________________________________
Qui 30 Out 2008
Último dia de cobertura do Simpósio Brasileiro de Educomunicação

          Reportagem: Cristiane Demarchi
          Imagens :Marilia Barreiros



Hoje é o terceiro e ultimo dia do VI Simpósio Brasileiro Educomunicação.Tivemos o prazer de entrevistar o Sr. Helio Mattar - Diretor Presidente Akatu pelo Consumo Consciente, que fez um comentário sobre o que causa a emissão de gases de efeito estufa. “O maior causador deste efeito são o uso de combustíveis fosséis no transporte e energia elétrica”.O diretor da Akatu também deu algumas dicas para que as festas de fim de ano sejam especiais e, acima de tudo, conscientes.