Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa que ama tudo que faço, amo muito minha familia e adoro ser participativa das açoes ambientais e com o proximo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011


19/12/2011Caraguá forma guias florestais

O primeiro Curso de Guias Florestais realizado pelo Governo Municipal de Caraguá, por meio da secretaria de Meio Ambiente, formou, na última sexta-feira (16/12/2011), 27 guias, que estão aptos para conduzir os turistas e moradores nas trilhas do núcleo do Parque Estadual de Caraguá. A cerimônia foi na secretaria municipal de Educação.
De maio a novembro deste ano, os guias aprenderam matérias como: técnica de sobrevivência na selva, suporte básico à vida, atividades de lazer e recreação em ambientes naturais, educação ambiental, legislação aplicada, além de saídas para práticas de campo. As aulas práticas e teóricas foram ministradas pelo Grupo de Apoio Civil.
Também participaram da cerimônia a secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi; o secretário de Planejamento, Roberto Annunciato; e o Gestor do Parque Estadual – Núcleo Caraguatatuba, Carlos Zacchi.
A secretária lembrou que, há muito tempo já tinha conversado com o prefeito Antonio Carlos sobre a necessidade de realizar este curso. “Este ano, conseguimos viabilizar o primeiro curso, mas teremos outros”, afirmou. Segundo ela, Caraguá foi a primeira cidade a tomar esta iniciativa, que deverá gerar emprego e oportunidades de negócios.
Dez guias florestais serão contratados pela prefeitura para trabalharem no projeto Ecoverão, que se realizará a partir de janeiro.
O curso, que teve apoio do parque Estadual, teve certificado reconhecido pelas secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Educação.













domingo, 20 de novembro de 2011

Como plantar uma arvore.

Antes de plantar sua muda, é necessário saber qual o melhor local para ela. Algumas espécies, em seu habitat natural, não aceitam sol, enquanto outras, não aceitam sombra. Algumas tem preferências por locais úmidos, enquanto outras por locais áridos. Para você saber a preferência de cada espécie, vá até a nossa lista de espécies e aprenda tudo sobre a árvore que
deseja plantar.
O sucesso do plantio está muito mais ligado às condições de Luz, Umidade e Solo, do que à técnica aplicada no momento do plantio. Porém, alguma regras devem ser respeitadas na hora de plantar.


Espaçamento

Deve-se fazer as covas com um espaçamento de no mínimo, 3m entre elas. Isso é para respeitar o crescimento das copas.


Tamanho da cova


Varia de acordo com otamanho da muda.


Para mudas acima de 1,80m:


- 60cm de profundidade Caso o solo estiver fofo, 60cm largura.


- Caso o solo estiver muito compacto, faça uma cova cônica de 1m na superfície, 50cm no fundo.
AdubaçãoA adubação pode variar com aespécie.


O importante a observar é que a adubação no momento do plantio, serve para que a muda enraíze mais facilmente no novo local.


- 100g de NPK(04-14-08 ou 10-10-10)


- 300g de calcário- 300g de super Fosfato Simples ou Kg de Fosfato de Araxá


- 20 litros de esterco de gado, curtido, ou de composto orgânico; ou 7 litros de esterco de galinha ou de húmus de minhoca.



Preparo da cova


Pulverizar 1/3 (100g) de calcário nas laterais e fundo da cova.


- Misturar o restante do calcário e os adubos à terra da própria cova ou, se preferir, substitui-la por terra vegetal.



Plantio


Retirar a embalagem da muda com cuidado para não desmanchar
o torrão


- Cobrir o fundo da cova com terra misturada até que o torrão fique nivelado com o chão.


- Colocar a muda dentro da cova, bem na vertical, observando a altura do torrão com relação ao solo.


- Colocar uma estaca de madeira de 2,50m de altura rente à muda. Afundar até o fundo da cova.


- Completar a cova com terra misturada e pisar a terra em volta da muda para firmá-la no chão, de forma a não cobrir o caule com terra.


- Fazer uma vala em torno da muda, com o mesmo tamanho da cova, para captar água


- Regar abundantemente mas sem encharcar.


Amarração


Amarrar a muda à estaca com: borracha, sisal ou outro material que não fira o caule da muda (Nunca utilize arame !).


- A amarração pode ser feita em forma de oito deitado, como mostra a figura ao lado.



Cuidados posteriore


Se a muda for plantada em local sujeito a depredação, colocar grade de proteção


- caso não chova, faça irrigação de 4 em 4 dias com aproximadamente 20 litros de água

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ano Internacional das Florestas 2011

O evento aconteceu na Praça Cândido Motta e Polo Cultural Adaly Coelho Passos - no centro de Caraguatatuba. Foi muito bonito o evento teve varias pessoas nos visitando, alunos , moradores e turistas, e teve como objetivo conscientizar sobre a importancia de preservarnossas florestas.





Evento contou com a participação dos estagiarios do curso de guia florestas que se forma em 8 de dezembro de 2011, a sede do Parque Estadual da Serra do Mar Nucleo Caraguatatuba .










quinta-feira, 3 de novembro de 2011

2011 - Ano Internacional das Florestas

2011 - Ano Internacional das Florestas


O Litoral Norte do Estado de São Paulo possui cerca de 80% do seu território preservado, principalmente pelos Parques Estaduais e pela Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte.
A Serra do Mar, segundo a ONG Conservação Internacional Brasil (2011) é uma região de grande importância biológica e uma das prioridades para conservação da Mata Atlântica, por sua riqueza de espécies e endemismos, e é uma das áreas mais ricas em diversidade biológica da Mata Atlântica.
O Parque Estadual da Serra do Mar, no Litoral Norte, representa cerca de 65% de todo o território, porém a população mal o conhece.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas, com o intuito de chamar a atenção da população para o papel das florestas seja pelos seus benefícios econômicos, sociais ou ambientais

Dessa forma será realizado no dia 07 de novembro o evento do Ano Intenacional de Florestas, com o tema "Proteja as Florestas. Elas protegem você" das 8h00 às 18h00 na Praça Cândido Motta e Polo Cultural Adaly Coelho Passos - no centro de Caraguatatuba.
Durante o evento haverá oficina de pintura, reciclagem e dobradura. Além de apresentação de banneres, artigos e vídeos.


Público alvo


O evento é voltado para população em geral, especialmente as residentes no entorno das Unidades de Conservação e a comunidade escolar de ensino fundamental, médio, técnicos, educação de jovens e adultos e universitários.



Programação

10h – Apresentação da banda TIMBALATA (EMEF Prof Alaôr Xavier Junqueira)
11h – Banda X²
14h – Apresentação dos alunos do 2º ano - Profª Andréia/ Música: Herdeiros do Futuro (EMEF Profº Antônio Ribeiro da Silva)
14h30 – Apresentação Coral da Escola Bernadino (Escola Estadual Antônio Alves Bernadino)
15h – Apresentação dos alunos do 2º ano - Profª Débora/ Música: (EMEF Profº Antônio Ribeiro da Silva)
16h – Apresentação da banda TIMBALATA (EMEF Prof Alaôr Xavier Junqueira)
17h – Camerata da FUNDACC / Solenidade de oficial de encerramento



Participação:
Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Fundação Florestal (Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba), Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação do Município, FUNDACC, SABESP, ETEC, Centro Universitário Módulo, Colégio Técnico Dom Bosco, Agenda 21, Diocese de Caraguatatuba, ONG Maranata, Maitaca Ecoturismo e G.A.C.
FONTE: http://pesmcaragua.blogspot.com/2011/10/2011-ano-internacional-das-florestas.html

domingo, 23 de outubro de 2011

Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios


Em homenagem ao Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios, cerca de 50 alunos das escolas municipais Bernardo Ferreira Louzada e Aida de Almeida Castro Grazioli, ambas do bairro Rio do Ouro, participaram das ações do Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Caraguá no último sábado (17/09/2011).
O evento começou com uma apresentação sobre o Parque e, em seguida, houve o plantio de quatro mudas de Jequitibá na trilha que recebe o nome da árvore. A ação não se restringiu à área do Parque, os participantes percorreram as margens do rio Santo Antonio recolhendo lixo e plantando mudas nativas para reposição de mata ciliar, como o Tapiá a Quaresmeira e o Ipê amarelo.

A ação contou com o apoio do Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, Comunidade Católica Divina Providência, G.A.C (Grupo de Auxílio Civil de Caraguatatuba), Curso de Guia Florestal e comunidade do bairro Rio do Ouro.


Fonte:http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/secretarias/noticias/?id=5668&sec=9

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo de Caraguatatuba-SP


Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba, criado por decreto como Reserva Florestal, em 1956, e integrado ao Parque Estadual da Serra do Mar em 1977.

O Núcleo guarda aproximadamente 50 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescente, incluindo exuberantes paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, os incríveis cenários vistos a partir da Rodovia dos Tamoios e da Estrada do rio Pardo, matas de encosta, rios e cachoeiras.

Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza através de suas trilhas e outros atrativos.

Seu relevo montanhoso agrupa diversas formações vegetais em harmonia com suas belíssimas cachoeiras e a visão panorâmica que se tem do mar do alto de suas escarpas. Pela facilidade de acesso pelas estradas e pela represa, toda esta riqueza vem sendo ameaçada pela caça, desmatamento, especulação imobiliária e exploração clandestina de produtos florestais, como bromélias, orquídeas, xaxins e palmito-juçara, o maior alvo.

Para combater estas agressões, o Parque mantém o serviço de fiscalização com seus guardas-parque em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Caminhadas pelo interior da floresta e refrescantes banhos em piscinas naturais de águas cristalinas são os atrativos das Trilhas do Jequitibá e do Poção. Ao percorrê-las, o visitante irá encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar pássaros e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.

Com um pouco de sorte, conseguirá avistar algumas das inúmeras espécies de aves como tucanos e jacutingas. A partir de agora, você vai desfrutar deste tesouro, ao mesmo tempo em que irá redescobrir a importância da conservação ambiental.


Fontes:

http://www.fflorestal.sp.gov.br/hotsites/hotsite/index.php

domingo, 16 de outubro de 2011

Sustentabilidade

O mundo vai acabar! Quantas e quantas vezes tivemos que escutar essa frase nas últimas décadas?
Quem não se lembra como foi a divulgação do filme 2012 pela internet? E do grupo americano que anunciou o fim do mundo para 21 de maio de 2011? Será mesmo que o planeta Terra está com seus dias contados?
Vocês devem estar se perguntando o que tem a ver um post sobre sustentabilidade abordando esses temas. Tudo!
O termo sustentabilidade passou a ser “visita” constante em reuniões empresariais, mídias sociais e blogs. Mas será mesmo que as organizações estão preocupadas com o futuro do planeta? Ou seria só mais uma estratégia de marketing para atrair novos clientes?
É comprovado, em pesquisas, que empresas sustentáveis e socialmente responsáveis são bem vistas aos olhos do consumidor, influenciando no poder de compra e impactando diretamente na imagem corporativa.
Sustentabilidade, ao pé da letra, consiste na utilização dos recursos naturais no presente, sem comprometer a utilização e a satisfação das gerações futuras. As organizações que interagem com o tema adotam também políticas de responsabilidade social, porém, devem tomar cuidado quando se intitulam como organizações sustentáveis e socialmente responsáveis. Para ser referência, muito tem que ser feito. Na prática, não é tão simples assim, e requer uma equipe especializada para gerir tais projetos.
Na minha visão, a preocupação com as gerações futuras é válida. Portanto, não acredito quando empresas querem se passar por Ongs. Tudo tem seu preço no mundo capitalista em que vivemos, e, logicamente, as organizações querem, sim, uma “fatia de pão” em troca dos projetos que desenvolvem.
Vamos citar algumas que desenvolvem trabalhos interessantes e comprometidos com a sociedade e com seu público-alvo, porém, sem esquecer do seu bom marketing…
Grupo Abril – Desenvolve o projeto Planeta Sustentável, e tem como uma das grandes preocupações as consequências oriundas do aquecimento global. Disponibiliza uma página na web com conteúdo de qualidade e, principalmente, com o objetivo de conscientizar a população sobre os benefícios que pequenas ações podem trazer. Saiba mais em: http://planetasustentavel.abril.com.br/energia/.
Santander - O grupo investe pesado em publicidade e propaganda para passar a mensagem ao seu público de que é uma empresa que pratica o desenvolvimento sustentável. Possui uma política de engajamento de stakeholders onde traça objetivos aos seus públicos de interesse..
O Boticário – Pioneiro na luta pela preservação do meio ambiente, o Grupo Boticário também vê a sustentabilidade como projeto obrigatório para o empreendedorismo. A Fundação do Grupo Boticário de Proteção à Natureza abriu caminhos para que a empresa enxergasse a sustentabilidade como uma nova forma de fazer negócios. A instituição devolve o seu compromisso com o meio ambiente através de diversas ações. Conheça elas neste link: http://www.grupoboticario.com.br/fundacao-grupo-boticario/Paginas/fundacao-grupo-boticario.aspx
E você? Conhece outras empresas que praticam ações legais em nome do meio ambiente? E o que você tem feito para minimizar os riscos para o futuro? Compartilhe conosco!

Fonte:http://www.comunicacaoetendencias.com.br/sustentabilidade-preocupacao-com-o-futuro-ou-estrategia-de-marketing

CARAGUATATUBA


Caraguá Caraguatatuba ficou conhecida com a grande catástrofe de 1967, fato que repercutiu mundialmente na época. Após 40 anos Caraguá tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados e valorizados do país.
O conceito de turismo começou a mudar quando a cordialidade e a receptividade do caiçara não eram mais suficientes para concorrer com a crescente indústria do turismo - isso por volta da década de 80. Foi preciso acreditar neste segmento como principal fonte econômica e geradora de emprego, para que uma nova consciência surgisse: a da valorização do visitante.
Na década de 90, mais do que consciência, foi necessário trabalhar com seriedade e profissionalismo em busca de uma política voltada a valorização dos atrativos naturais e a criação de novos atrativos turísticos, visando atenderas milhares de famílias que passavam ferias na cidade.
Caraguatatuba, que já possuía atrativos naturais, passou a contar com a infra-estrutura necessária para um turismo confortável. Recebeu largas avenidas a beira mar, calçadões e ciclovias ao lado de suas belas praias. Por volta de 2005, a cidade passa a oferecer hotéis e colônias de ferias com cerca de 9 mil leitos, alem de diversos restaurantes e quiosques que oferecem cardápios variados com o melhor da culinária caiçara.
Ainda como infra-estrutura de apoio a atividade turística, a cidade possui bom sistema de saúde, transporte, educação e formação de mão-de-obra local, em uma cidade que teve um crescimento populacional considerável, chegando a marca de quase 100 mil habitantes, fora as 50% de residências de veraneio.
Os atrativos naturais, como o Morro de Santo Antonio com suas rampas de vôo livre, suas 20 praias, a lagoa azul, rios e cachoeiras colocam a cidade entre os principais destinos turísticos do país. Além do mais, a cidade e situada entre a serra e o mar e abriga uma das maiores porções preservadas de Mata Atlântica, em uma unidade do Parque Estadual, com cachoeiras, pássaros, vegetação em uma rica biodiversidade.
E não e apenas por suas riquezas naturais que Caraguatatuba continua admirada por seus visitantes, mas desde quando a praça do coreto era o ponto de encontro, com as tradicionais festas religiosas e manifestações culturais, que faziam parte do cotidiano caiçara: a congada, os desfiles de Carnaval com os carros alegóricos e a festa junina dos pescadores. Os eventos religiosos e prociss5es continuam acontecendo, em homenagem a Nossa Senhora das Dores, Santo Antonio - o padroeiro da cidade, São Pedro, entre outras.
Com a incriminação dos eventos, Caraguá passa a ser uma das cidades mais agitadas da região, com shows e festas que compõem o calendário anual oficial. Os eventos temáticos atraem um publico segmentado, que vai desde famílias que optam por passar as ferias o curtir o ano todo.






sábado, 15 de outubro de 2011

TRILHAS

As Trilhas


São duas as trilhas (do Jequitibá e do Poção) do Núcleo Caraguatatuba do Parque Nacional da Serra do Mar.A Trilha do Jequitibá, com pouco mais de 1 km, é fácil de ser percorrida. O visitante vai encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar pássaros e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto. Depois de 15 minutos de caminhada, margeando o Ribeirão Santo Antonio, um mergulho nas águas claras de uma piscina natural é irresistível.A Trilha do Poção leva o visitante ao interior da floresta, mata mais fechada onde é grande a diversidade de palmitos. Um dos símbolos mais ameaçados da Mata Atlântica, o palmito é fundamental no equilíbrio da floresta. Um pouco de sorte e o visitante vai ver algumas das inúmeras espécies de aves que se alimentam dos seus frutos, como tucanos e jacutingas. No final da trilha, uma piscina natural formada pelas águas do Ribeirão do Ouro aguarda o visitante. Com 3.500 metros, a trilha pode ser percorrida em três horas (ida e volta).







Videos dos alunos de Guia Florestal.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Praias de Caraguatatuba-SP





http://www.caragua.com/
Venha conhecer Caraguatatuba-SP
Praias de Caraguatatuba
http://www.caragua.com/praias.asp

Os índios guaranis, que freqüentaram no passado a serra do mar em Caraguá, foram os responsáveis pela denominação de algumas praias da cidade. Na linguagem tupi-guarani o nome de cada praia está ligado às condições naturais de cada uma delas:
Massaguaçú - Grande massa d'água ou seja, praia de ondas fortes.
Mococa : Plantação
Tabatinga: Areia branca e fina.

1-Praia do Porto Novo 10-Prainha
2-Praia das Flecheiras 11-Martins de Sá
3-Praia do Romance 12-Praia Brava
4-Praia das Palmeiras 13-Praia do Capricórnio
5-Praia Pan Brasil 14-Praia do Massaguaçu
6-Praia do Indaiá 15-Praia da Cocanha
7-Praia do Centro 16-Praia da Mococa
8-Praia do Camaroeiro 17-Praia da Tabatinga
9-Praia da Freira


sábado, 8 de outubro de 2011

Treinamento de Sobrevivencia em Ambientes Naturais

Treinamento de Sobrevivencia em ambientes naturais para os alunos de
Guia Florestal .
Data: 01 e 02 de outubro de 2011.
Local: Parque Estadual Serra do Mar de Caraguatatuba-SP.

Orientação
"A palavra "orientação" vem de "oriente", o lado onde o sol nasce. Este sempre foi o grande referencial dos homens quando precisavam saber onde estavam de onde tinham vindo e para onde queriam ir. Para sobreviver em ambiente natural, à pessoa deve conhecer métodos e práticas que condicionam o êxito de suas relações com esse meio ambiente. Desta maneira, a sobrevivência depende da necessidade da conservação dos recursos naturais da área ocupada e, por isso, nenhuma árvore deverá ser abatida, visto que, em algumas situações, o aventureiro poderá depender de uma sombra, sua única defesa eficaz contra o sol impiedoso, abrasador, desidrataste, como ocorre, por exemplo, na Caatinga. O conhecimento das espécies vegetais é de suma importância, pois, muitas vezes, é delas que a pessoa irá tirar toda água e alimento de que necessita." http://www.trilhasetrilhas.tur.br/Cursos.htm














domingo, 7 de agosto de 2011

Parque Serra do Mar -Caraguatatuba


A região do litoral norte do Estado de São Paulo é privilegiada com belas paisagens. As encostas da Serra do Mar cobertas pela Mata Atlântica, a grande planície litorânea e o mar azul compõem a vista panorâmica no caminho para Caraguatatuba.

Grande parte da vegetação que forma esse cenário pertence ao Núcleo Caraguatatuba, do Parque Estadual da Serra do Mar. Com 315 mil hectares, desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, até o município de Itariri no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea, o Parque representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.

O Núcleo Caraguatatuba integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo através do Instituto Florestal. A área passou a ser um Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar em agosto de 1977, o primeiro do litoral norte e um marco na história da preservação da Mata Atlântica na região. A área de abrangência é de cerca de 88.000 Ha.
Além das fontes de água pura, as matas do Núcleo são refúgio para uma fauna diversificada formada por macacos, antas, capivaras, catetos, jaguatiricas, pacas e até onças pintadas.

A avi-fauna é riquíssima. As sinfonias dos tangarás, saíras, pintassilgos, sabiás e companhia, podem ser ouvidos por todo o Núcleo e especialmente junto às trilhas de visitação.

Jequitibás, canelas, cedros, jatobás, ipês, guapuruvus e multicoloridos manacás-da-serra, são algumas das árvores que caracterizam a riqueza da floresta perene úmida de encosta.

Espalhada pela Serra do Mar e chegando até os picos mais altos, a floresta abriga e mantém inúmeras nascentes que formam os riachos e córregos de água pura que fazem parte de importantes bacias hidrográficas, como as dos rios Pardo, Guaxinduba e Claro.

As águas desses rios abastecem milhares de moradores e turistas no município de Caraguatatuba e parte do município de São Sebastião.



Fonte:http://www.caragua.com/pec/index.htm