Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba, criado por decreto como Reserva Florestal, em 1956, e integrado ao Parque Estadual da Serra do Mar em 1977.
O Núcleo guarda aproximadamente 50 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescente, incluindo exuberantes paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, os incríveis cenários vistos a partir da Rodovia dos Tamoios e da Estrada do rio Pardo, matas de encosta, rios e cachoeiras.
Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza através de suas trilhas e outros atrativos.
Seu relevo montanhoso agrupa diversas formações vegetais em harmonia com suas belíssimas cachoeiras e a visão panorâmica que se tem do mar do alto de suas escarpas. Pela facilidade de acesso pelas estradas e pela represa, toda esta riqueza vem sendo ameaçada pela caça, desmatamento, especulação imobiliária e exploração clandestina de produtos florestais, como bromélias, orquídeas, xaxins e palmito-juçara, o maior alvo.
Para combater estas agressões, o Parque mantém o serviço de fiscalização com seus guardas-parque em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Caminhadas pelo interior da floresta e refrescantes banhos em piscinas naturais de águas cristalinas são os atrativos das Trilhas do Jequitibá e do Poção. Ao percorrê-las, o visitante irá encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar pássaros e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.
Com um pouco de sorte, conseguirá avistar algumas das inúmeras espécies de aves como tucanos e jacutingas. A partir de agora, você vai desfrutar deste tesouro, ao mesmo tempo em que irá redescobrir a importância da conservação ambiental.
Fontes:
http://www.fflorestal.sp.gov.br/hotsites/hotsite/index.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário